Onde foram parar os dinossauros?

A história não existiria sem os fósseis de dinossauros que viveram há 80 milhões de anos, mas também não seria a mesma sem as modernas conversas de WhatsApp que são expostas ao longo de suas páginas. O enredo é um suspense, mas nem por isso deixa de provocar sorrisos com alfinetadas e brincadeiras típicas da fase juvenil; a trama é ficcional, mas pode ser também uma aula de verdade sobre a paleontologia brasileira. É assim, unindo elementos aparentemente antagônicos, que se constrói Onde foram parar os dinossauros?, lançamento da Panda Books. Na história escrita por Marcelo Duarte – da série "O Guia dos Curiosos" e de vários outros projetos voltados ao público juvenil –, os alunos de uma escola de São Paulo viajam 350 quilômetros para conhecer o Museu de Paleontologia de Monte Alto. Lá, descobrem que a visita não será possível: naquela madrugada o museu fora roubado. Aqui, valem os parênteses: paleontologia é a ciência que estuda os fósseis de seres vivos que já habitaram nosso planeta. Em Monte Alto há um dos mais fantásticos acervos da paleontologia nacional, com fósseis de dinossauros de 80 milhões de anos atrás. Dada a frustração do grupo de jovens estudantes paulistanos, os locais tentam oferecer alternativas para que a viagem não seja em vão. Enquanto conhece, mesmo que de maneira incompleta, o acervo e a história dos fósseis de Monte Alto, um grupinho de alunos, formado por Agatha, Yumi, Sapo e Tito, começa a investigar esse misterioso roubo do museu. Daí em diante se desenrolam as reviravoltas da trama que envolve os quatro adolescentes em perigos inesperados para uma excursão escolar. E, entre um ato e outro dessa saga, vão desfilando as curiosidades – reais! – sobre os habitantes da região no período cretáceo. Aliás, depois que a história termina o livro se preocupa em apresentar alguns breves textos informativos sobre a história dos dinossauros brasileiros e sobre a paleontologia de maneira geral.