Lucas

O grande objetivo de Lucas é apresentar a universalidade das boas-novas: o reino do Messias ultrapassa fronteiras étnicas e categorias sociais, políticas e culturais. O Evangelista Lucas ressalta que Jesus foi enviado para salvar pessoas de todas as nações e condições, formando assim uma comunidade global caracterizada pela unidade na diversidade. Além de explorar essa temática central de Lucas, o pastor e teólogo Arival Dias Casimiro, com anos de experiência na exposição das Escrituras, explora outros temas do Evangelho, como justiça, vida piedosa, alegria, oração e a Pessoa do Espírito Santo. A título de contextualização, oferece na abertura da obra um levantamento de questões importantes relativas à composição do Evangelho de Lucas, como: autoria, data, destinatários, objetivo, natureza, fontes informativas, método de pesquisa, forma de apresentação e relação da obra com o Antigo Testamento.